O fim de semana será marcado por instabilidades e chuva forte em grande parte do Rio Grande do Sul. No sábado, a precipitação ocorre na forma de pancadas intercaladas com períodos de presença de sol entre nuvens. Apesar da chuva ainda não ser intensa, há o potencial para temporais isolados em todo o Estado, embora a metade oeste seja a região mais propícia.

No domingo, o avanço de uma nova frente fria reforça as instabilidades e, com isso, a precipitação passa a ser mais intensa e generalizada. Há previsão de precipitação intensa na região de Rio Grande, pelo menos, até a segunda-feira e os volumes acumulados, segundo boa parte das projeções, devem se aproximar de 100mm (ver imagem abaixo com projeção do GFS do volume acumulado até as 06 UTC da terça-feira).

prec acum gfs d2 4

 

A partir da tarde da terça-feira, os modelos passam a divergir um pouco. Alguns apontam para a manutenção das instabilidades e tempo fechado na região litorânea enquanto outros sinalizam para um período de tempo mais seco. Em comum para todos eles, há o avanço de uma intensa massa de ar frio que trará significativa queda nas temperaturas em todo Sul do Brasil (mínimas próximas ou abaixo de 10°C na maior parte dos municípios). Em pontos da serra gaúcha e catarinense e na fronteira oeste a mínima deve se oscilar em torno de 0°C.

Att.

 

Diogo Alessandro Arsego

Meteorologista