A climatologia (1961-1990) de precipitação acumulada para o mês de janeiro no Rio Grande do Sul possui totais pluviométricos que oscilam entre 100 e 180mm. Para o município de Rio Grande, o total climatológico é de 112,8mm. No que diz respeito as temperaturas, a média das mínimas oscila entre 16 e 20°C e as máximas entre 29 e 33°C na maior parte do Estado. Em Rio Grande, 20,6°C de mínima e 27 °C de máxima.

 

A TSM da região do Pacífico Equatorial continua com aquecimento anômalo e mantém-se a configuração da fase quente do ENSO. Durante o mês de janeiro, apesar de um ligeiro resfriamento da TSM, as previsões da NOAA sinalizam para a manutenção da fase quente do fenômeno. Historicamente, fases quentes do ENSO estão associadas a uma maior frequência de atuação e permanência de frentes frias sobre o sudeste da América do Sul e anomalias positivas de precipitação e temperatura.

 

Com isso, as projeções dos mais variados centros (CPC/NOAA, IRI, ECMWF, CPTEC, INMET e CPPMET) convergem para uma previsão de precipitações acima da média (em torno de 50mm) no Rio Grande do Sul, como exemplificado pela figura abaixo. No que diz respeito as temperaturas, embora alguns centros apresentem previsões de pequenas anomalias negativas, a maior parte aponta para uma ligeira elevação (próxima a 1 °C), tanto da máxima quanto das mínimas.

 

Os prognósticos de médio prazo indicam um período com pequena diminuição da precipitação e predomínio de tempo mais seco entre os dias 13 e 19 de janeiro.

 

Screenshot from 2016 01 07 115548

 

Figura 1: Anomalias mensal de precipitação (mm) para o mês de janeiro de 2016 previstas pelo modelo estatístico CPPMet /UFPEL.

 

Diogo Alessandro Arsego

Meteorologista

diogoarsego@furg.br