O mês de setembro é caracterizado pela climatologia (1961-1990) como o mês com maior precipitação do ano no Estado do Rio Grande do Sul (156,0mm). Para o município de Rio Grande, o total climatológico é de 143,2mm. No que se refere às temperaturas, a média das mínimas fica próxima a 11,3°C na maior parte do Estado e as máximas próximas a 21,3°C. Em Rio Grande, 12,8°C de mínima e 18,4°C de máxima.
A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) permaneceu aumentando gradativamente as anomalias negativas com tendência de expansão no decorrer do ano no oceano Pacífico Equatorial Central (Figura 1). No oceano Atlântico Sul, próximo a costa da Região Sul do Brasil percebeu-se enfraquecimento das anomalias negativas, predominando padrão próximo da normalidade. Os prognósticos da TSM no Pacífico Equatorial mantém a tendência de ocorrência de La Niña na primavera e verão do Hemisfério Sul.
Figura 1. Anomalia mensal da Temperatura da Superfície do Mar. Período: 24 de julho até 20 de agosto de 2016. Fonte: NOAA/NCEP.
Para o mês de setembro a maioria dos modelos aponta para ocorrência de temperaturas dentro da normal climatológica (Figuras 2a e 2b). No que se refere à precipitação, espera-se valores coerentes com média climatológica em grande parte do Estado do Rio Grande do Sul. Entretanto, podem ocorrer anomalias negativas de precipitação (entre 25 e 85mm) no noroeste do Estado (Figura 2c).
Figura 2. Anomalias de temperatura mínima (a), temperatura máxima (b) e precipitação (c), previstas para o mês de setembro de 2016, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.
Eliana Veleda Klering
Meteorologista
3233-6854
elianavk@gmail.com