PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL

DEZEMBRO

2016

 

 

              Segundo a climatologia de precipitação acumulada (INMET 1961-90), a localidade de Rio Grande é a que menos chove em todo o estado do Rio Grande do Sul no mês de dezembro, apresentando um valor médio de 60mm. Sendo que, nesse mês a média dos acumulados de precipitação no Estado como um todo é de 127,7mm. No que se refere às temperaturas, as máximas no Estado costumam atingir valores médios entre 23,7°C e 31,9°C e as mínimas oscilam entre 13,5°C e 19,3°C. Para Rio Grande, normalmente, os valores médios de temperatura ficam entre 19,1° e 25,5°C.

            A configuração da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) do Pacífico Equatorial apresenta cenário compatível com a presença do fenômeno La Niña. No oceano Atlântico Sul predomina a tendência de resfriamento das águas na costa Sul-Sudeste do Brasil para os próximos meses. Estas condições seguem apontando para redução da umidade sobre a região Sul do Brasil e, consequentemente, para a redução de precipitação.

            Neste contexto, a maioria dos modelos climáticos aponta para um cenário de redução de precipitação pluvial no Rio Grande do Sul. Pela projeção do modelo GFSv2/NOAA (Figura 1), em todo o Rio Grande do Sul espera-se diminuição de precipitação pluvial no mês de dezembro (redução entre 30 e 60mm). Para Rio Grande espera-se que as noites sejam mais frias (redução da temperatura mínima entre -0,6°C e -1,6°C). Quanto às temperaturas máximas, estas devem manter-se dentro da normalidade.

Fig GFS dezembro2016

Figura 1. Anomalias de precipitação (mm/dia) previstas para o mês de dezembro de 2016 fornecidas pelo modelo CFSv2 do CPC/NOAA.

Eliana Veleda Klering

Meteorologista

(53) 3233-6854

elianavk@gmail.com