PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL
JANEIRO
2017
Segundo a climatologia de precipitação acumulada (INMET 1961-90), o mês de janeiro no Rio Grande do Sul apresenta totais pluviométricos que oscilam entre 100,0 e 180,0mm. Para o município de Rio Grande, o total climatológico é de 112,8mm. No que diz respeito as temperaturas, a média das mínimas oscila entre 16,0°C e 20,0°C e as máximas entre 29,0°C e 33,0°C na maior parte do Estado. Em Rio Grande, 20,6°C de mínima e 27,0 °C de máxima.
A configuração da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) do Pacífico Equatorial continua apresentando um cenário compatível com a presença do fenômeno La Niña de intensidade fraca. Entretanto, diversos modelos prognósticos de TSM apontam para o retorno da normalidade entre fevereiro e março.
Neste contexto, grande parte dos modelos climáticos apontam para um cenário de precipitação pluvial dentro da normalidade em grande parte do território do Rio Grande do Sul. Pela projeção do modelo estatístico do CPPMet/UFPel (Figura 1a), poderão ocorrer anomalias negativas de precipitação apenas em parte da Fronteira Oeste do Estado. Para Rio Grande, espera-se que as temperaturas fiquem dentro do esperado tanto no que refere às mínimas quanto as máximas (Figuras 1b e 1c).
Figura 1. (a) Anomalia de precipitação (mm/mês), (b) anomalia de temperatura mínima e (c) anomalia de temperatura máxima, previstas para o mês de janeiro de 2017, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.
Eliana Veleda Klering
Meteorologista
(53) 3233-6854
elianavk@gmail.com