PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL

ABRIL

2017

      A climatologia (INMET 1961-90) de precipitação acumulada para o mês de abril no estado do Rio Grande do Sul apresenta totais pluviométricos que oscilam em torno de 100mm na maior parte do Estado. Para o município de Rio Grande, o mês de abril é, climatologicamente, o mais seco do ano com total pluviométrico de 51,5mm. Com relação às temperaturas, a atuação de massas de ar mais frio passa a ser mais frequente e a queda nas temperaturas é notável. Em Rio Grande, mínima climatológica de 16,5°C e máxima de 22,9°C.

            A condição de neutralidade da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) mantém-se no Pacifico Equatorial Central. Esta condição associada às variações positivas das TSM subtropicais dos oceanos Atlântico e Pacífico, contribuirão para um aumento da umidade e, consequentemente, dos totais mensais de precipitação em algumas regiões do Estado no decorrer do próximos mês.

            Para o mês de abril grande parte dos modelos climáticos aponta para um cenário de precipitação pluvial acima do normal climatológico na Zona Sul, Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Pelas projeções do modelo estatístico do CPPMet/UFPel, para Rio Grande são esperadas anomalias positivas de precipitação entre 50 e 85mm (Figura 1a). Quanto às temperaturas (Figuras 1b e 1c), são esperadas redução das máximas (entre 0,6 e 1,6°C) e mínimas dentro da normal climatológica.

fig1 abril2017

Figura 1. (a) Anomalia de precipitação (mm/mês), (b) anomalia de temperatura máxima e (c) anomalia de temperatura mínima, previstas para o mês de abril de 2017, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.

Eliana Veleda Klering

Meteorologista

elianavk@gmail.com