PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL
MAIO
2017
A climatologia de precipitação acumulada para o mês de maio no Rio Grande do Sul apresenta totais pluviométricos que variam entre 80 e 120mm (INMET 1961-90). Para Rio Grande, a climatologia de precipitação acumulada para o mês de maio é de 86,9mm. Devido a maior frequência de incursões de massas de ar frio, as temperaturas ficam mais baixas. A máxima climatológica em Rio Grande para o mês de maio é de 19,9°C e a mínima de 13,6°C.
As condição de neutralidade da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) mantém-se no Pacifico Equatorial Central. Entretanto, devido às variações positivas da TSM do oceano Atlântico subtropical, espera-se aumento de umidade. Este cenário indica provável aumento de precipitação durante o mês de maio em algumas regiões do Estado.
Neste contexto, grande parte dos modelos climáticos aponta para um cenário de precipitação pluvial acima do normal climatológico na metade sul do Rio Grande do Sul. Pelas projeções do modelo estatístico do CPPMet/UFPel, para Rio Grande são esperadas anomalias positivas de precipitação entre 50 e 85mm (Figura 1).
Figura 1. Anomalia de precipitação (mm/mês), previstas para o mês de maio de 2017, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.
Pelas projeções do modelo CFSv2 do CPC/NOAA, para maio, são esperadas temperaturas dentro da normal climatológica em todo o Rio Grande do Sul (Figura 2).
Figura 2. Anomalias de temperatura, para o mês de maio de 2017, fornecidas pelo modelo CFSv2 do CPC/NOAA.
Eliana Veleda Klering
Meteorologista
(53) 3233-6854
elianavk@gmail.com