PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL
OUTUBRO
2017
No mês de outubro, no estado do Rio Grande do Sul, a precipitação média varia entre 80 e 225mm, sendo que o aumento de precipitação acontece de sul para norte (Figura 1). Para o município de Rio Grande a precipitação média acumulada para o mês de outubro é de 81,2mm. Devido a menor frequência de passagens de frentes frias pelo Estado as temperaturas aumentam gradativamente, variando entre 23,8°C e 13°C. A temperatura máxima climatológica em Rio Grande para o mês de outubro é de 20,8°C e a mínima de 14,9°C.
Figura 1. Precipitação Média Climatologia (mm) do mês de outubro para o Sul do Brasil. Fonte: INMET/CPPMET.
A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) do oceano Pacífico Equatorial continua apresentando anomalias negativas, mas as condições para ocorrência de La Niña ainda não estão totalmente configuradas. Segundo as últimas projeções dos modelos climáticos há probabilidade de ocorrência, entre 55 e 60%, de um evento de La Niña entre a primavera e final do verão. O oceano Atlântico Sul permanece com anomalias positivas de TSM. Este cenário aponta para redução de disponibilidade de umidade em parte do Estado e contribui para aumento das oscilações de temperatura.
Dessa forma, segundo as projeções do modelo estatístico do CPPMet/UFPel (Figura 2), espera-se que os acumulados de precipitação fiquem próximos da média climatológica tanto em Rio Grande como em São Lourenço do Sul. Já para Santo Antônio da Patrulha espera-se redução de precipitação com relação à média entre 25 e 50mm. Quanto ás temperaturas, estas devem ficar próximas a média climatológica em todo o Rio Grande do Sul.
Figura 2. Anomalias de precipitação (mm/mês), previstas para o mês de outubro de 2017, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.
Eliana Veleda Klering
Meteorologista
(53) 3233-6854
elianavk@gmail.com