PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL
FEVEREIRO
2018
No mês de fevereiro no estado do Rio Grande do Sul chove, aproximadamente, 135,7mm (INMET 1961-90). Para o município de Rio Grande a precipitação média acumulada para esse mês é de 100,7mm. As temperaturas no Estado sofrem um ligeiro declínio com relação a janeiro, variando entre 29,0°C e 18,4°C. A temperatura máxima em Rio Grande para fevereiro é em média de 27,0°C e a mínima de 20,6°C.
A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial Central (Figura 1) continua apresentado anomalias negativas significativas, indicando a tendência de manutenção do fenômeno La Niña pelo menos até o final deste verão. No oceano Atlântico Sul, houve aumento da TSM com relação a dezembro. Segundo os prognósticos de TSM, há tendência de leve resfriamento em algumas áreas a costa do Sul-Sudeste do Brasil, Argentina e Uruguai durante o final de verão.
Figura 1. Anomalia mensal da Temperatura da Superfície do Mar. Período: 31 de dezembro de 2017 até 27 de janeiro de 2018. Fonte: NOAA/NCEP.
A combinação da atuação do fenômeno La Niña juntamente com as anomalias positivas no Atlântico Subtropical indica redução de umidade sobre o Rio Grande do Sul. Este cenário deve intensificar o quadro de déficit hídrico predominante nos últimos meses principalmente na região Sul Estado.
Segundo o modelo regional estatístico do CPPMET/UFPEL, para o mês de fevereiro, há tendência de ocorrência de precipitação pluvial abaixo da padrão climatológico em todo o Estado. Para Rio Grande e São Lourenço do Sul espera-se redução de precipitação entre 25 e 50mm. Já em Santo Antônio da Patrulha a redução deve ficar entre 50 e 85mm. Quanto às temperaturas, espera-se que estas se mantenham em torno do padrão climatológico em todo o Rio Grande do Sul.
Figura 2. Anomalias de precipitação pluvial (mm), previstas para o mês de fevereiro de 2018, fornecidas pelo modelo estatístico CPPMET/UFPEL.
Eliana Veleda Klering / Meteorologista
(53) 3233-6854 / elianavk@gmail.com