PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL
ABRIL
2018
Durante o mês de abril chove, em média, no Estado do Rio Grande do Sul como um todo em torno de 100mm. Normalmente este mês é o mais seco do ano em Rio Grande, pois a média histórica de chuva é de 51,5mm (INMET 1961-90). Com relação às temperaturas, a atuação de massas de ar mais frio passa a ser mais frequente e a queda nas temperaturas é notável. Em Rio Grande, a temperatura mínima média costuma ser de 16,5°C e máxima média de 22,9°C.
A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial Central continua apresentado anomalias negativas, indicando a tendência de manutenção do fenômeno La Niña. Espera-se que entre os meses de junho e julho ocorra a transição entre as condições de La Niña e de neutralidade. A combinação de anomalias negativas de TSM no Atlântico Subtropical e anomalias positivas na Costa da Argentina continuam indicando a permanência de pouca umidade atmosférica no Sul do Brasil. Este cenário aponta para a continuidade do quadro de déficit hídrico observado na região sul do Estado nos últimos meses.
Para o mês de abril grande parte dos modelos climáticos aponta para um cenário de precipitação pluvial abaixo da média no extremo Sul, região leste e noroeste do Rio Grande do Sul (Figura 1a). Para Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha estão previstos volumes de chuvas abaixo do que normalmente ocorre (redução entre 25 e 50mm). Já para São Lourenço do Sul espera-se chuva dentro da média. Quanto às temperaturas máximas (Figura 1b) espera-se que estas fiquem dentro da média em Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e em São Lourenço do Sul. Já para Santo Antônio da Patrulha espera-se valores mais altos que a média (acréscimo entre 0,6 e 1,6°C). No que se refere as temperaturas mínimas (Figura 1c) a previsão é de que estas se mantenham dentro da média em Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. Espera-se que as mínimas sejam acima da média em áreas que abrangem o município de Santa Vitória do Palmar (acréscimo entre 0,6 e 1,6°C).
Figura 1. (a) Anomalia de precipitação (mm/mês), (b) anomalia de temperatura máxima e (c) anomalia de temperatura mínima, previstas para o mês de abril de 2018, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.
Eliana Veleda Klering / Meteorologista
(53) 3233-6854 / elianavk@gmail.com