PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL
MAIO
2018
Durante o mês de maio normalmente chove em torno de 135mm no estado do Rio Grande do Sul (INMET 1981-2010). Em Rio Grande espera-se que o total de precipitação fique em torno de 115mm. Devido a maior frequência de incursões de massas de ar frio, as temperaturas tendem a serem mais baixas. As temperaturas médias no Estado geralmente variam entre 11,8 e 17,9°C. Já em Rio Grande a temperatura média esperada fica em torno de 15,8°C.
A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial Central continua apresentado anomalias negativas, indicando a tendência de permanência do fenômeno La Niña pelo menos até o final do outono. A manutenção das anomalias positivas de TSM no Atlântico Subtropical, principalmente na costa do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, continua favorecendo o desvio dos sistemas frontais. Este cenário indica uma possível redução da umidade e, também, um possível aumento de temperatura.
Neste contexto, grande parte dos modelos climáticos aponta para um cenário de precipitação pluvial próxima da média histórica em grande parte do Rio Grande do Sul, com exceção do extremo norte do Estado que deve apresentar redução das chuvas (Figura 1). Pelas projeções do modelo CFSv2 do CPC/NOAA, para maio, são esperadas temperaturas acima da média (acréscimo entre 1 e 2°C) em todo o Rio Grande do Sul (Figura 2).
Figura 1. Anomalia de precipitação (mm/mês), previstas para o mês de maio de 2018, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.
Figura 2. Anomalias de temperatura (°C), para o mês de maio de 2018, fornecidas pelo modelo CFSv2 do CPC/NOAA.
Eliana Veleda Klering / Meteorologista
(53) 3233-6854 / elianavk@gmail.com