PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL
JUNHO
2018
No mês de junho normalmente chove entre 88,9 e 159,1mm no estado do Rio Grande do Sul (INMET 1981-2010). Para Rio Grande a média histórica de precipitação fica em torno de 114mm. No que diz respeito as temperaturas, a média das mínimas oscila entre 6,5°C e 11,9°C e a média das máximas entre 16,4°C e 22,2°C no Estado. Em Rio Grande, 9,6°C de mínima e 17,7 °C de máxima.
A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial Central voltou a condição de neutralidade, indicando o final do evento de La Niña que esteve vigente nos últimos meses. A manutenção das anomalias positivas de TSM no Atlântico Subtropical, principalmente na costa do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, continua favorecendo o desvio dos sistemas frontais. A partir deste cenário permanece o indicativo de redução de umidade e possível aumento de temperatura.
Neste contexto, os modelos climáticos apontam para um cenário de chuva abaixo da média histórica em grande parte do Rio Grande do Sul. Pelas projeções do modelo estatístico do CPPMet/UFPel, tanto para Rio Grande quanto para Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha as chuvas devem ter redução entre 25 e 50mm no mês de junho (Figura 1a). No que se refere as temperaturas mínimas, estas devem apresentar valores próximos à média em grande parte do Estado (Figura 1b). Já as temperaturas máximas devem ser levemente superiores à média (acréscimo entre 0,6 e 1,6°C) nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha, Zona Sul, e Planícies Interna e Externa à Lagoa dos Patos (Figura 1c).
Figura 1. (a) Anomalia de precipitação (mm/mês), (b) anomalia de temperatura mínima e (c) anomalia de temperatura máxima, previstas para o mês de junho de 2018, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.
Eliana Veleda Klering / Meteorologista
(53) 3233-6854 / elianavk@gmail.com