PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL

JULHO

2018

 

Normalmente no mês de julho, no estado do Rio Grande do Sul, os totais acumulados de chuva variam entre 63,6 e 189,4mm.  Para o município de Rio Grande, a média histórica de chuva é de 143,5mm. No que diz respeito as temperaturas médias, estas variam entre 10,2 e 14,7°C no Estado. Em Rio Grande, as temperaturas médias ficam em torno de 12,5°C (INMET 1981-2010).

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial Central mantém-se na condição de neutralidade quanto à ocorrência de El Niño/La Niña. Entretanto, já há um possível indicativo do retorno das condições de El Niño no o verão de 2018-2019. As anomalias positivas de TSM permanecem no Atlântico Subtropical, principalmente na costa do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, e, continuam favorecendo o desvio dos sistemas frontais. A partir deste cenário permanece o indicativo de redução de umidade. 

Neste contexto, grande parte dos modelos climáticos apontam para um cenário de chuva abaixo da média na maior parte do Rio Grande do Sul. Pela projeção do modelo estatístico CPPMet/UFPel, tanto para Rio Grande quanto para Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e parte do município de Santo Antônio da Patrulha, a redução de precipitação deve ficar entre 25 e 50mm com relação à media esperada (Figura 1). No que ser refere as temperaturas, conforme as projeções do modelo GFSv2/NOAA, estas devem ficar em torno da média em todo o Estado (Figura 2).

 

Figura 1. Anomalias de precipitação (mm/dia) previstas para o mês de julho de 2018, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.

 

Figura 2. Anomalias de temperatura média, previstas para o mês de julho de 2018, fornecidas pelo modelo CFSv2 do CPC/NOAA.

 

Eliana Veleda Klering / Meteorologista

(53) 3233-6854 / elianavk@gmail.com