PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL
SETEMBRO
2018
Historicamente no mês de setembro chove entre 85,5 e 192,4mm no Estado do Rio Grande do Sul. Para Rio Grande a média histórica de precipitação é de 113,6mm. No que se refere às temperaturas, a média histórica das mínimas fica próxima a 10,9°C na maior parte do Estado e a média das máximas próximas a 21,0°C. Em Rio Grande a média histórica de temperatura é de 15,0°C (INMET 1981-2010).
A condição de neutralidade da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) ainda permanece no oceano Pacífico Equatorial Central. Entretanto, observa-se gradativo aumento das anomalias positivas o que indica tendência de configuração de um novo evento de El Niño nos próximos meses. No oceano Atlântico Subtropical as variações de TSM apresentam tendência de aquecimento entre o litoral da região sudeste do Brasil e litoral norte da Argentina.
Neste contexto, segundo as projeções do modelo estatístico do CPPMet/UFPel, espera-se que os acumulados de chuva fiquem acima da média histórica em todo o Rio Grande do Sul (Figura 1). Em Rio Grande e Santa Vitória do Palmar os acréscimos de chuva, com relação à média histórica, devem apresentar valores entre 25 e 50mm. Já em São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha são previstos acréscimos entre 50 e 85mm com relação à média. Quanto às temperaturas, conforme o modelo CFSv2/CPC/NOAA (Figura 2), estas devem ficar acima da média climatológica em todo o Rio Grande do Sul (aumento entre 0,5 e 2°C).
Figura 1. Anomalias de precipitação (mm/mês), previstas para o mês de setembro de 2018, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.
Figura 2. Anomalias de temperatura (°C), previstas para o mês de setembro de 2018, fornecidas pelo modelo CFSv2 do CPC/NOAA.
Eliana Veleda Klering / Meteorologista
(53) 3233-6854 / elianavk@gmail.com