PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL
ABRIL
2019
Durante o mês de abril chove, em média, no Estado do Rio Grande do Sul como um todo em torno de 118mm. Em Rio Grande a média histórica de chuva é de 118,4mm. Com relação às temperaturas, a atuação de massas de ar mais frio passa a ser mais frequente e a queda nas temperaturas é notável. No Estado as temperaturas médias variam, normalmente, entre 15,3 e 20,9 °C. Em Rio Grande, a temperatura mínima média costuma ser de 15,6°C e máxima média de 24,0°C (INMET 1981-2010).
O fenômeno El Niño continua em atuação no Oceano Pacífico Equatorial, mas as anomalias positivas da temperatura da superfície do mar (TSM) vêm enfraquecendo e este evento deve permanecer em atuação até o final do outono. Já no Oceano Atlântico Subtropical, as projeções de TSM mostram tendência de resfriamento das águas costeiras, principalmente entre o litoral norte da Argentina e o Rio Grande do Sul. Este cenário indica uma possível redução da precipitação com relação à média no Estado.
Para o mês de abril, os modelos de previsão climática apontam para um cenário de chuva abaixo da normal em todo o Rio Grande do Sul (redução de aproximadamente 30% com relação à média histórica). Quanto às temperaturas máximas, espera-se que estas fiquem dentro da média em grande parte do Rio Grande do Sul (Figura 1). Apenas na porção nordeste há tendência de que as sejam inferiores a média histórica. Em Santo Antônio da Patrulha a redução nas máximas deve ser de 0,6 a 1,6°C com relação ao que normalmente ocorre. No que se refere às temperaturas mínimas, a previsão é de que estas se mantenham próximas ou acima da média (Figura 2). Em Rio Grande e São Lourenço do Sul as temperaturas mínimas devem ser superiores ao que normalmente ocorre (acréscimo entre 0,6 e 1,6°C). Já em Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha a tendência é de as mínimas apresentem valores próximos a média histórica.
Figura 1. Anomalias de temperatura máxima (°C), previstas para o mês de abril de 2019, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.
Figura 2. Anomalias de temperatura mínima (°C), previstas para o mês de abril de 2019, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.
Eliana Veleda Klering / Meteorologista
(53) 3233-6854 / elianavk@gmail.com