PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL

MAIO

2019

A média histórica de chuva, durante o mês de maio, no estado do Rio Grande do Sul é de aproximadamente 135mm (INMET 1981-2010).  Já em Rio Grande a média histórica de precipitação fica em torno de 115mm. Devido à maior frequência de incursões de massas de ar frio, as temperaturas tendem a serem mais baixas e, geralmente, variam entre 11,8 e 17,9°C no Estado. Em Rio Grande as médias históricas de temperatura mínima e máxima variam entre 12,3 e 20,5°C, respectivamente.

O fenômeno El Niño permanece em atuação no Oceano Pacífico Equatorial, mas as anomalias positivas da temperatura da superfície do mar (TSM) continuam enfraquecendo e este evento deve permanecer em atuação até o final do outono. Já no Oceano Atlântico Subtropical, as projeções de TSM mostram tendência de aquecimento das águas costeiras, principalmente entre o litoral norte da Argentina e o Rio Grande do Sul.

Para o mês de maio, os modelos de previsão climática apontam para um cenário de chuva próximo da média histórica em todo o Rio Grande do Sul. No que se refere às temperaturas mínimas, a previsão é de que estas se mantenham próximas ou acima da média (Figura 1). As temperaturas mínimas acima da média devem ser observadas na região leste do Estado, englobando as áreas que abrangem os municípios de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. Quanto às temperaturas máximas, espera-se que estas fiquem próximas da média histórica em boa parte do território gaúcho (Figura 2). Apenas na porção norte há tendência de que as sejam inferiores a média histórica.

 

Figura 1. Anomalias de temperatura mínima (°C), previstas para o mês de maio de 2019, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.

 

 Figura 2. Anomalias de temperatura máxima (°C), previstas para o mês de maio de 2019, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.

 

Eliana Veleda Klering / Meteorologista

(53) 3233-6854 / elianavk@gmail.com