PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL
SETEMBRO
2019
No mês de setembro, normalmente, chove entre 85,5 e 192,4mm no Estado do Rio Grande do Sul. Para Rio Grande a média histórica de precipitação é de 113,6mm. No que se refere às temperaturas, a média histórica das mínimas fica próxima a 11,0°C e a das máximas em torno dos 21,0°C. Em Rio Grande a média histórica de temperatura é de 15,0°C (INMET 1981-2010[1]).
No Pacífico Equatorial as condições da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) retornaram a normalidade quanto à ocorrência do fenômeno El Niño. Segundo as projeções de diferentes modelos de prognósticos climáticos, a tendência é de a condição de neutralidade permaneça pelo menos até o final do próximo verão no hemisfério sul. No Atlântico subtropical as projeções de TSM indicam um possível resfriamento das águas na região que abrange o litoral do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Este cenário indica uma possível redução da umidade e, consequentemente, redução das temperaturas.
Segundo as projeções do modelo estatístico do CPPMet/UFPel, espera-se que os acumulados de chuva fiquem próximas as médias históricas em grande parte do Rio Grande do Sul (Figura 1). Apenas na região norte do Estado há tendência e chuva acima da média histórica. Quanto às temperaturas, conforme o modelo CFSv2/CPC/NOAA (Figura 2), estas devem ficar levemente abaixo da média história em praticamente todo o Estado (redução entre 0,5 e 1,0°C).
Figura 1. Anomalias de precipitação (mm/mês), previstas para o mês de setembro de 2019, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.
Figura 2. Anomalias de temperatura (°C), previstas para o mês de setembro de 2019, fornecidas pelo modelo CFSv2 do CPC/NOAA.
[1] Médias históricas das variáveis meteorológicas, abrangendo o período entre 1981 e 2010, fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Disponíveis em: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/mesTempo