PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL
DEZEMBRO
2019
Considerando os dados históricos de chuva do mês de dezembro, o município de Rio Grande é o que menos chove no estado do Rio Grande do Sul. A média histórica de precipitação nesse município é de, aproximadamente, 86mm (INMET 1981-2010)[1]. Considerando todo o Estado, a média histórica de chuva é de 126,3mm. As temperaturas máximas no Estado costumam atingir valores médios entre 23,7°C e 32,2°C e as mínimas oscilam entre 12,5°C e 19,6°C. Em Rio Grande a média histórica de temperatura para o mês de dezembro é de 22,1°C.
No Pacífico Equatorial mantêm-se as condições de neutralidade quanto à ocorrência de eventos de El Niño/La Niña. Segundo as projeções da agência ambiental americana NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), as condições de neutralidade devem prevalecer pelo menos até o outono de 2020. No Atlântico Subtropical observa-se tendência de aquecimento das águas superficiais.
A análise dos modelos de previsão climática aponta para um cenário de chuva próxima da média histórica em praticamente todo o Rio Grande do Sul, conforme pode ser observado pela projeção do modelo estatístico do CPPMet/UFPEL (Figura 1). Apenas na região da Fronteira Oeste do Estado há tendência de que ocorram chuvas acima da média histórica. Pela projeção do modelo CFSv2 do CPC/NOAA (Figura 2), espera-se que as temperaturas permaneçam próximas a média histórica em todo o Rio Grande do Sul.
Figura 1. Anomalias de precipitação (mm/dia) previstas para o mês de dezembro de 2019, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel.
Figura 2. Anomalias de temperatura mínima (°C), para o mês de dezembro de 2019, fornecidas pelo modelo CFSv2 do CPC/NOAA.
[1] Médias históricas das variáveis meteorológicas, abrangendo o período entre 1981 e 2010, fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Disponíveis em: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/mesTempo
Eliana Veleda Klering / Meteorologista
(53) 3233-6854 / elianavk@gmail.com