PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL

ABRIL

2020

A média histórica de chuva, no mês de abril, no estado do Rio Grande do Sul como um todo é de 118mm. Em Rio Grande o histórico de chuva gira em torno do mesmo valor (118mm). Abril tem como principal característica climática a redução das temperaturas em virtude da maior frequência de atuação de massas de ar mais frio. Assim, no Estado as temperaturas médias variam entre 15,3 e 20,9 °C. Em Rio Grande, a temperatura mínima média costuma ser de 15,6°C e máxima média de 24,0°C (INMET 1981-2010)[1].

A temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial segue apresentado um cenário compatível com neutralidade em relação à ocorrência de El Niño/La Niña. No Atlântico subtropical mantém-se a tendência de águas mais quentes no litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul. Dessa forma, permanece o indicativo de redução da umidade principalmente na região sul do Estado.

Segundo o modelo de previsão climática do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), as chuvas devem ser abaixo da média histórica na região da Campanha, Depressão Central e Zona Sul do Estado (Figura 1a). Dessa forma, tanto em Rio Grande quanto em Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul deve haver redução das chuvas de, aproximadamente, 50% com relação à média histórica. Assim, a estiagem vigente na região deve se intensificar ainda mais em abril[2]. Já com relação às temperaturas, estas devem apresentar valores próximos à média histórica em grande parte do Rio Grande do Sul (Figura 1b). Apenas na região da Fronteira Oeste há tendência de valores abaixo da média histórica.

Figura 1. (a) Previsão de anomalias de precipitação pluvial (mm/dia) para o mês de abril de 2020. (b) Previsão de anomalias de temperatura média do ar (°C) para o mês de abril de 2020. Fonte: Modelo de previsão climática do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).

 

Eliana Veleda Klering / Meteorologista

(53) 3233-6854 / elianavk@gmail.com

 

[1] Médias históricas das variáveis meteorológicas, abrangendo o período entre 1981 e 2010, fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Disponíveis em: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/mesTempo

[2] No mês de março de 2020 choveu apenas 29,2mm na estação meteorológica instalada no campus Carreiros. Este foi o março mais seco desde 1973 quando havia chovido 10,8mm.