PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL
OUTONO
2017
No dia 20 de março às 07h29 teve início o Outono no Hemisfério Sul, com término em 21 de junho às 01h24. Esta estação caracteriza-se pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul da América do Sul, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente no centro-sul do País. No Rio Grande do Sul observam-se, também, a formação mais frequente de nevoeiros e o aumento da probabilidade de ocorrência de geadas.
Segundo as normais climatológicas (1961-90 INMET), para o estado do Rio Grande do Sul espera-se que as temperaturas médias variem entre 13,7 e 19,7°C. Para Rio Grande espera-se que as temperaturas mínimas apresentem valores em torno de 16,5°C em abril, 13,6°C em maio e 10,6°C em junho. No que se refere às temperaturas máximas, os valores médios são de 22,9°C em abril, 19,9°C em maio e 16,8°C em junho. No outono chove no Estado, em média, 327,6mm. Em Rio Grande a precipitação pluvial esperada nesta estação fica em torno de 248,0mm.
Os prognósticos recentes com relação a temperatura da superfície do mar (TSM) no oceano Pacífico Equatorial apontam para a tendência de permanência da situação de normalidade. Entretanto, estes mesmos prognósticos indicam tendência de aquecimento do oceano Atlântico Sul. Estas condições aliadas ao aumento de passagem de sistemas frontais devem favorecer a ocorrência de precipitações acima da média climatológica em praticamente toda região sul do Brasil, com exceção do norte do Paraná (Figura 1). normal a acima da faixa normal climatológica. Quanto às temperaturas, há maior probabilidades destas apresentar valores acima da normal climatológica (Figura 2).
Figura 1. Previsão de anomalias de precipitação para o trimestre Abril, Maio e Junho de 2017. Fonte: Modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Figura 2. Distribuição da probabilidade de ocorrências dos tercis de temperatura para o trimestre Abril, Maio e Junho de 2017. Fonte: International Research Institute for Climate and Society (IRI).