PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL

PRIMAVERA

2017 

            No próximo dia 22/09 às 17h02m começa a primavera no Hemisfério Sul. No estado do Rio Grande do Sul, esta estação de transição, tem como principais características a diminuição da frequência de avanço de massas de ar frio de origem polar, o aumento da duração do dia solar e o aumento gradual da temperatura do ar.

            Normalmente na primavera as temperaturas médias variam, no Rio Grande do Sul, entre 14,9 e 26,0°C (1961-90 INMET). Para Rio Grande espera-se que as temperaturas mínimas apresentem valores em torno de 14,9°C em outubro, 16,7°C em novembro e 19,1°C em dezembro. No que se refere às temperaturas máximas, os valores médios são de 20,8 em outubro, 23,0 em novembro e 25,5 em dezembro. Nesta estação chove no Estado, em média, 370,0mm. Em Rio Grande a precipitação pluvial esperada nesta estação fica em torno de 305,0mm.

            Os prognósticos de temperatura da superfície do mar do Pacífico Equatorial indicam, com probabilidade de entre 55 e 60%, uma possível ocorrência de um evento de La Niña ainda na primavera e, também, no próximo verão. Esta condição indicaria uma possível redução da quantidade de chuva assim com da temperatura do ar na primavera na região Sul do Brasil. Entretanto, os prognósticos de diferentes modelos de previsão climática convergem para um cenário tanto de chuva (Figura 1 - modelo GFS v2 do CPC/NOAA) como de temperatura (Figura 2 - Modelo estatístico do INMET) dentro da média em praticamente todo o Rio Grande do Sul.

Figura 1. Anomalias de precipitação (mm/dia) para o trimestre de outubro, novembro e dezembro de 2017, fornecidas pelo modelo CFSv2 do CPC/NOAA.

Figura 2. Previsão de anomalias de temperatura média (°C) para o trimestre Outubro, Novembro e Dezembro de 2017. Fonte: Modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

Eliana Veleda Klering / Meteorologista

(53) 3233-6854 / elianavk@gmail.com