PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL

VERÃO

2018

 

              O verão começa às 13h28 da próxima quinta-feira (21/12). Nessa hora o Sol atingirá a maior distância do Equador celeste no Hemisfério Sul, dando início a estação mais quente na metade austral. Esta estação é caracterizada por dias mais longos que as noites e mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde

            Conforme as médias climatológicas (1961-90 INMET), em Rio Grande as temperaturas mínimas apresentam valores em torno de 20,6°C em janeiro, 20,8°C em fevereiro e 19,7°C em março. No que se refere às temperaturas máximas, os valores médios são de 27,0°C em janeiro, 27,0°C em fevereiro e 25,6 em março. No verão chove no Rio Grande do Sul, em média, 415,5mm. Em Rio Grande a precipitação pluvial esperada nesta estação fica em torno de 326,1mm.

            Os prognósticos recentes com relação a temperatura da superfície do mar (TSM) no oceano Pacífico Equatorial apontam para a permanência das condições de La Niña. Há tendência de predomínio deste fenômeno pelo menos até meados do outono de 2018.

            Segundo o Modelo Estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a precipitação no verão deve ficar próxima da média histórica em Rio Grande, ligeiramente abaixo da média em São Lourenço do Sul (redução de 50mm) e ligeiramente acima em Santo Antônio da Patrulha (incremento de 50mm) (Figura 1).  No que se refere às temperaturas, de acordo com o Modelo CFSv2 do CPC/NOAA (Climate Prediction Center / National Oceanic and Atmospheric Administration), estas devem permanecer próximas da média em todo o Estado do Rio Grande do Sul (Figura 2).    

 

Figura 1. Previsão de anomalias de precipitação (mm) para o trimestre de Janeiro, Fevereiro e Março de 2018, fornecidas pelo Modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

Figura 2. Anomalias de temperatura (°C) para o trimestre de Janeiro, Fevereiro e Março de 2018, fornecidas pelo Modelo CFSv2 do CPC/NOAA.

 

Eliana Veleda Klering / Meteorologista

(53) 3233-6854 / elianavk@gmail.com