PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL
INVERNO
2018
No dia 21 de junho às 07h07 terá início o Inverno no Hemisfério Sul, com término em 22 de setembro às 22h53. Esta estação caracteriza-se pelas frequentes entradas de massas de ar frio, oriundas do sul da América do Sul, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente no centro-sul do País. No Rio Grande do Sul observa-se, também, o aumento da probabilidade de ocorrência de nevoeiros e de geadas.
Segundo as médias históricas, para o estado do Rio Grande do Sul espera-se que as temperaturas médias variem entre 12,6 e 15,3°C (1981-2010 INMET). Para Rio Grande as temperaturas mínimas normalmente apresentam valores em torno de 9,2°C em julho, 10,2°C em agosto e 11,6°C em setembro. No que se refere às temperaturas máximas, os valores médios são de 16,8°C em julho, 18,3°C em agosto e 19,2°C em setembro. Nessa estação chove no Estado, em média, 417,0mm. Em Rio Grande a precipitação pluvial esperada no inverno é de aproximadamente 361,4mm.
Os prognósticos recentes com relação à temperatura da superfície do mar (TSM) no oceano Pacífico Equatorial apontam para a tendência de permanência da situação de normalidade, quanto à ocorrência de El Niño / La Niña. Entretanto, estes mesmos prognósticos seguem indicando tendência de aquecimento do oceano Atlântico Sul.
O prognóstico climático para o inverno indica chuvas abaixo da média em grande parte da Região Sul do País, com exceção da Zona Sul e partes das regiões da Campanha e Fronteira Oeste do estado do Rio Grande do Sul (Figura 1). Para Rio Grande espera-se um pequeno acréscimo de precipitação com relação ao que normalmente ocorre (entre 10 e 50mm). Quanto às temperaturas, estas devem ficar próximas da média em praticamente todo o Estado (Figura 2). Com relação ao inverno do ano passado, as previsões climáticas apontam para um cenário mais chuvoso e frio nesta estação no Rio Grande do Sul.
Figura 1. Previsão de anomalias de precipitação pluvial para o trimestre Julho, Agosto e Setembro de 2018. Fonte: Modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Figura 2. Previsão de anomalias de precipitação para o trimestre Julho, Agosto e Setembro de 2018. Fonte: Modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Eliana Veleda Klering / Meteorologista
(53) 3233-6854 / elianavk@gmail.com