PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL

PRIMAVERA

2019

 

Nesta segunda-feira (23/09) às 04h50min começou a primavera no Hemisfério Sul do Planeta. As características principais desta estação, no estado do Rio Grande do Sul, são a diminuição da frequência de avanço de massas de ar frio de origem polar, o aumento da duração do dia solar e o aumento gradual da temperatura do ar. Na primavera, também, se intensifica a ação dos complexos convectivos de mesoescala (CCMs). Estes sistemas meteorológicos se caracterizam pelas chuvas intensas em curtos períodos de tempo e pela ocorrência de tempestades de raios.

Durante a primavera a média histórica de temperatura do ar no Rio Grande do Sul varia em torno dos 20°C. Com relação às chuvas, no Estado a média histórica é de 426mm e em Rio Grande é de 280mm (1981-2010 INMET) [1].

Nos próximos meses há tendência de normalidade quanto à ocorrência de eventos El Niño/La Niña. A previsão climática para a primavera aponta para chuvas levemente acima da média no Rio Grande do Sul (Figura 1). Espera-se que os maiores volumes de chuva ocorram no final da estação (entre o final do mês de novembro e o início de dezembro). No que se refere às temperaturas, estas devem apresentar valores próximos a média histórica tanto no Estado como em Rio Grande (Figura 2). Com relação à primavera do ano passado está deve ser menos chuvosa e mais quente.

Figura 1. Previsão de anomalias de precipitação pluvial (mm) para o trimestre Outubro, Novembro e Dezembro de 2019. Fonte: Modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

Figura 2. Anomalias de temperatura (°C) para o trimestre de Outubro, Novembro e Dezembro de 2019, fornecidas pelo modelo CFSv2 do CPC/NOAA.

 

Eliana Veleda Klering / Meteorologista

(53) 3233-6854 / elianavk@gmail.com

 

[1] Médias históricas das variáveis meteorológicas, abrangendo o período entre 1981 e 2010, fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Disponíveis em: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/mesTempo