PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL
INVERNO
2020
No dia 20 de junho às 18h44m houve o início do inverno no hemisfério sul. Esta estação caracteriza-se pelas frequentes entradas de massas de ar frio, oriundas do sul da América do Sul, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente no centro-sul do País. No Rio Grande do Sul observa-se, também, o aumento da probabilidade de ocorrência de nevoeiros e de geadas.
De acordo com as médias históricas, no estado do Rio Grande do Sul, as temperaturas médias no inverno normalmente variam entre 12,6 e 15,3°C. Para Rio Grande a média histórica de temperatura fica em torno dos 14°C. Nessa estação chove no Estado, em média, 417mm. Em Rio Grande a chuva esperada no inverno é de aproximadamente 360mm (1981-2010 INMET)[1].
A temperatura das águas do Oceano Pacífico Equatorial mantem a sinalização de neutralidade quanto à ocorrência de El Niño / La Niña. Entretanto, diversos modelos de previsão climática apontam para uma possível ocorrência de um evento de La Niña a partir da próxima primavera. Já no Atlântico subtropical a tendência é de que as águas superficiais de mantenham-se com temperaturas acima da média.
O prognóstico climático para este inverno indica chuvas próximas à média em todo Estado (Figura 1a). Apenas no mês de setembro as chuvas devem apresentar valores superiores à média histórica. Quanto às temperaturas, estas devem apresentar valores superiores à média histórica em todo o Rio Grande do Sul (Figura 1b). A tendência é de que nos meses de julho e setembro as temperaturas apresentem valores acima da média e no mês de agosto abaixo desta. Com relação ao inverno do ano passado, as previsões climáticas para o mesmo período apontam para um cenário menos chuvoso e mais quente no Estado.
Figura 1. (a) Previsão de anomalias de precipitação pluvial (mm) para o trimestre Julho, Agosto e Setembro de 2020. (b) Previsão de anomalias de temperatura média do ar (°C) para o trimestre Julho, Agosto e Setembro. Fonte: Modelo de previsão climática do European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF).
Eliana Veleda Klering / Meteorologista
[1] Médias históricas das variáveis meteorológicas, abrangendo o período entre 1981 e 2010, fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Disponíveis em: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/mesTempo